domingo, 1 de agosto de 2010

"Discurso do Presidente da Junta e Acta"



Discurso do presidente da Junta de Freguesia de Vilarinho dos Galegos

24.07.2010

Caras conterrâneas e caros conterrâneos….
Todos me conheceis e sabeis, que não é fácil para mim dirigir-me a vós desta forma.


Não tenho o dom da palavra nem as bases académicas para as adornar, e por isso, é com alguma dificuldade que cumpro a obrigatória tarefa de iniciar esta solene cerimónia de Inauguração do Edifício da futura Capela Mortuária.



Na qualidade de Presidente da Junta de Freguesia e membro da Comissão Fabriqueira da Igreja de Vilarinho dos Galegos, quero em primeiro lugar cumprimentar os representantes do Município, na pessoa dos senhores Presidente da Assembleia Municipal, senhor Presidente da Câmara Municipal e senhores vereadores, e agradecer todo o apoio e colaboração que emprestaram a este projecto.


Quero também cumprimentar todas as outras entidades envolvidas nesta construção.


Dou ainda as boas vindas aos Senhores Alcaides de Masueco e Trabanca, localidades Espanholas nossas vizinhas, a quem agradeço também a sua honrosa presença.


A todos os demais presentes, um muito obrigado por aqui estarem.

Antes de mais, de uma forma particular e perante esta notável assembleia, queremos elevar o nome do nosso conterrâneo, Comendador - António Bernardino Cepeda Alves, ao atribuir-lhe a categoria de “cidadão benemérito” da freguesia de Vilarinho dos Galegos.



Á sua graciosa esposa D. Elvina Alves, porque temos a certeza que sempre apoiou a sua vontade, queremos distinguir com o nosso profundo e sincero reconhecimento.


Curvo-me perante vós, em meu nome pessoal e de todos aqueles que deste gesto querem partilhar, para publicamente lhes agradecer a nobreza da vossa determinação, sem a qual esta obra não estaria certamente tão cedo nos planos desta autarquia.


Diz o ditado que: - “Quando Deus quer, o homem sonha e a obra nasce”.
E foi certamente movido por este impulso que este nosso conterrâneo nos transmitiu a sua determinação e vontade; – A vontade de querer contribuir, para a realização de uma estrutura que servisse as necessidades da população da sua freguesia.


E essa estrutura poderia ser de natureza cultural, desportiva, de saúde ou simplesmente de lazer. Neste caso concreto, é uma estrutura de carácter espiritual e religioso, a qual constituirá um local condigno onde todos nós a partir de agora podemos velar os nossos defuntos com mais dignidade, porque a morte é um fenómeno natural que completa a vivência do homem na terra.

Foi com grande regozijo que recebemos esta mensagem e agradecemos a Deus a sorte, por nos ter calhado a nós o destino de apoiar e coordenar esta iniciativa.



Atendendo às características de utilização deste edifício, o mesmo irá fazer parte do património da Comissão Fabriqueira da Igreja de Vilarinho dos Galegos, a quem, pela mão do seu Presidente, Cónego - Dino dos Santos Parra, queremos entregar a sua chave.


Antes de se proceder à bênção do edifício e do descerrar da bandeira sobre a placa comemorativa desta data, queremos também aqui, perante esta assembleia popular, distinguir aquele que foi já apelidado como cidadão benemérito, o Sr. Comendador, António Bernardino Cepeda Alves, com a entrega da chave de ouro da nossa freguesia, a qual contem a seguinte mensagem:


“ Do Povo de Vilarinho dos Galegos Com Gratidão”.

Muito obrigado a todos.

_____________________________ //_______________________

Acta da Comissão Fabriqueira

ACTA Nº 01/2010

Reunião de 24 de Julho de 2010
------Acta da Reunião Extraordinária da Comissão Fabriqueira da Igreja de Vilarinho dos Galegos, realizada no dia vinte e quatro de Julho do ano de dois mil e dez. ------------------------------------------------------------------------------------


-Aos vinte e quatro dias do mês de Julho de dois mil e dez, na presença dos digníssimos representantes do Município de Mogadouro, Ex.mo Senhor Ilídio Granjo Vaz - Presidente da Assembleia Municipal, Ex.mo Senhor António Guilherme Sá de Moraes Machado – Presidente da Câmara Municipal de Mogadouro e dos Ex. mos Senhores vereadores, João Manuel dos Santos Henriques, João Fernando Pinto de Freitas Meira, Maria Teresa Rodrigues Pimentel Sanches Calejo das Neves, Armando Emanuel Rainha Pereira Simões Pacheco, António Joaquim Pimentel e Fernando José Bártolo, e, perante a população desta freguesia, reuniu extraordinariamente a Comissão Fabriqueira da Igreja de Vilarinho dos Galegos, aqui representada pelo seu Presidente, Reverendíssimo Cónego, Dino dos Santos Parra, pelo seu Secretário, Amadeu Augusto Falcão e pelo seu Tesoureiro Manuel dos Anjos Garcia, tendo como propósito o seguinte:---------------------------------------------------------------------------------------
Ponto Único da Ordem Do Dia
---------------------------------------------------------------------------------------------------
“Inauguração do Edifício Destinado á Futura Capela Mortuária da Freguesia de Vilarinho dos Galegos”
---------------------------------------------------------------------------------------------------
------E nada mais havendo a tratar, dá-se por encerrada esta reunião, da qual, para que passe a constar se lavrou a presente acta que vai ser assinada pelos membros desta Comissão. -------------------------------------------