sábado, 25 de outubro de 2008

"Ruínas de moinhos de Água"


Moinho: Maganete, poço do moinho onde aprendi a nadar!

Moinho: Artur Russo, O ultimo a parar.


Moinho: Zézere


Os moinhos de água são engenhos accionados pela força motriz da água. Têm presença em Portugal ao longo de vários séculos. São conhecidos moinhos com rodízio a partir do século 2 a.C., invenção da engenharia Grega. Assim sendo, são construções com mais de 2200 anos.

Quase sempre, são construídos com materiais existentes no local; a pedra para as paredes e a madeira para vigas e barrotes de apoio na cobertura.

Estão localizados nas margens dos rios ou ribeiras com caudal suficiente para os mover.

A água é conduzida para o moinho através destes canais.


O declínio

Os moinhos de água encontram-se presentes por todo o território nacional com maior incidência no norte e centro do País, pois estas são as regiões onde os rios e ribeiras reúnem melhores condições (maior declive e mais caudal de água). Em meados do século passado (1950/1960) com a implantação das moagens industriais, accionadas a electricidade ou a motores de combustão, foi alterada por completo a actividade dos moinhos de água. Os moinhos iniciaram uma paragem forçada, os açudes deixaram de fazer represa, as levadas e agueiras entopem, os rodízios a seco empenam e deformam-se.

Actualmente não há continuidade na profissão de moleiro. Poucos sabem picar as mós, meter água, acertar cunhas e saber da finura da farinha, e aqules que sabem não se dedicam, nem por caroliçe.

Recordações

Recordo-me do rúido que não me deixava dormir! Hoje há poucos moinhos a moer, se o fazem, certamente foram recuperados para a história “os moinhos de água em Portugal”. Os nossos conteraneos exerceram a profissão e mestria de moleiros por muitos anos. Os moleiros antigos morreram os filhos deixaram-os ao abandono, restando apenas as paredes e pouco mais.


Vocabulário

1-Açude; construído em pedra, serve para represar a água do rio ou da ribeira
2-Canal com origem no açude, transporta a agua até á represa.
3-Represa; local junto ao moinho onde é recebida a água do canal.
4-Agueira; canal condutor de água, passa por baixo do moinho e desce da represa até ao rodízio.
5-Cubo; cabouco na parte inferior do moinho onde está o rodízio
6-Seteira; peça existente ao fundo da agueira (tubo por onde sai a água)
7-Zorra; peça móvel de apoio ao rodízio (fica por baixo do rodizio)
8-Pejadouro; Tábua/calha que comanda a direcção da água (faz parar o moinho)
9-Disparado, comando do pejadouro, é comandado dentro do moinho, manual ou por falta de grão na moega.
10-Rodízio; roda com movimento horizontal (ligado á mó por um veio)
11-Pedra; mó em granito (mó inferior fixa, mó superior móvel)
12-Mó; tem aproximadamente 35 anos de duração
13-Cunhas de agulha; tacos reguladores para controlo da finura da farinha
14-Moega, peça em madeira onde é colocado o grão para moer,fica por cima da mó
15-O grão cai do moega para o quelho. No quelho prende-se o cadelo/roda em cortiça ou madeira, que, em contacto com a parte superior da mó faz trepidação, e assim, o grão cai para o olho da pedra, isto de acordo com o registo. O grão é esmagado/moído e transformado em farinha.
16-Maquia é o pagamento do serviço para moer o grão. De um modo geral, por cada 10 litros de grão era maquiado com 1 quilo de farinha.
17-Medidas tradicionais do moinho são; o alqueire, meio alqueire e a quarta, (são peças em madeira e com capacidade para 12 quilos, 6 quilos e 3 quilos respectivamente.
18-O moleiro tem como outros utensílios, a balança decimal, a peneira, o crivo, a massaneta e pico a vassoura e a pá etc.
19-No interior do moinho existia a cama, a lareira, candeias de azeite, talegos, medidas várias, roupa, louças, cântaro etc. etc.



Fotos: Carlos Mendes

3 comentários:

Anónimo disse...

Porque não se reabilita este moínho? Poderia ser mais um pólo de atracção de visitantes e de estudo para as escolas da região.

Estrela de David.

Anónimo disse...

Aqui está mais uma ideia para a Junta de Freguesia, reabilitar o moínho. Já é mais que centenário, não? quando era pequena costumava ir para lá brincar...no tempo em que ainda tinha paredes e telhado.

Anónimo disse...

Acho uma boa ideia, a Junta podía pensar en reabilitar o moínho, sería uma maneira de trazer visitantes a Vilarinho, dar a conhecer a nossa aldeia, podía-se fazer um tour por Vilarinho, dando a conhecer, o castelo dos mouros, o cadoiço, a fraga, e aldeia toda.