segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Judeus & Contrabando

Judeus em Trás-Os-Montes
"Trás-os-Montes é considerada uma região clássica de judeus convertidos, onde, ainda hoje, se encontra viva a memória dessa herança histórica perdida. Entre emigrantes transmontanos em França no final dos anos noventa, a identidade secreta dos judeus convertidos parece ter encontrado um contexto favorável de publicização que ganha reconhecimento crescente (...)" - in "Antigas Afinidades...", de Elsa Lechner.

Vem este post a propósito de uma agradável conversa que tive ontem à noite com um judeu de Vilarinho dos Galegos, que já andou por terras francas, e que por cá assentou arraiais com o restaurante "Estoril". À conversa seguiu-se um magnífico pato com molho agridoce, superiormente confeccionado e melhor degustado, a demonstrar que por aqui nem tudo o que brilha é posta.

Contrabando em Vilarinho dos Galegos - séc. XIX
"(...) Participaram-me haverem os guardas da alfândega de Freixo sido impedidos de (...) efectuar uma apreensão de contrabandos de cereais pelos moradores da povoação de Vilarinho dos Galegos e chegando estes a quererem assassinar os mesmos guardas. (...)" - in ofício para o Administrador do concelho de Mogadouro, de 27/03/1850.

Olhem se a moda renasce e a malta resolve começar a tentar assassinar os cobradores de impostos..

Estas noticias foram retiradas na integra de: http://mogadourense.blogspot.com/, publicadas por Antero Neto, a quem daqui envio o meu muito obrigado.
As gentes de Vilarinho dos Galegos, deveriam fazer como este nosso amigo pesquisar e divulgar neste blogue tudo o que encontrem sobre a nossa terra, partilhe!

1 comentário:

Anastasia disse...

Hola desde Aldeadávila:
En el siglo XVIII hubo un flujo importante de judíos-conversos entre Vilarinho y Aldeadávila.
Os dejo este enlace de lo publicado hace unos meses, tomado del libro de JULIO CARO BAROJA:

http://www.aldeadavila.com/historia/%c2%bfhubo-cristianos-nuevos-judios-en-corporario-arribes-de-salamanca/