quarta-feira, 2 de março de 2016

"Lei de fitofarmacêuticos"

Lei só exige formação a profissionais de fitofarmacêuticos



Uma notícia avançada no passado sábado (20 de fevereiro) pelo Jornal de Notícias dá conta de que a legislação em vigor não obriga os pequenos agricultores a frequentarem formações para a aplicação de produtos fitofarmacêuticos (vulgarmente conhecidos como pesticidas e herbicidas). Ao contrário do que as empresas de formação e as lojas de venda destes produtos têm anunciado, esta formação só é obrigatória por lei para a aquisição de produtos profissionais, sendo que os demais agricultores podem solicitar os produtos (sulfatos, herbicidas…) não profissionais e aplicá-los sem que tenham que possuir qualquer tipo de formação. O alerta foi dado pelo Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Regional (MAFDR).
A desinformação em torno da matéria (pode-se ler na mesma notícia do JN) levou diversas entidades que ministram este tipo de formações a veicularem a ideia errada e a deturparem o sentido da lei. Isto acontece com a conivência e apoio das produtoras dos fitofármacos, que pretendem colocar apenas no mercado os produtos de ‘uso profissional’, embalagens industriais em que o IVA é taxado a 6%. Os de uso não profissional são vendidos em dose individual mas com IVA a 23%, o que não interessa às farmacêuticas. 
Em última instância será o produtor a decidir a que considera ser a melhor opção para si, mas deve fazê-lo de forma informada e consciente, com conhecimento pleno dos seus direitos e deveres perante a lei. E, convém frisar, o que a lei diz é que a formação é apenas necessária para a aquisição de produtos fitofarmacêuticos de ‘uso profissional’, os restantes podem ser adquiridos sem habilitação. O MAFDR anunciou ainda que em breve vai lançar uma campanha generalizada e massiva de informação sobre esta e outras matérias em que parece prevalecer alguma ambiguidade.
 
Neste País, tudo o que é inovação serve de negócio, a Lei acaba por ser sempre mal interpretada ou duvidosa por conivência dos grandes interesses empresariais, paga Ze Povinho

Divulgue o que é nosso participe enviando o que pretende ver aqui publicado no nosso BLOGUE: http://vilarinhodosgalegos.blogspot.com
E-Mail: vilarinhodosgalegos@gmail.com
 

Sem comentários: