sexta-feira, 10 de julho de 2009

" Chincalhão ou Xincalhão "


O jogo do Chincalhão
O chincalhão é um jogo bastante popular entre os portugueses. Este jogo é constituído por duas equipas de 2 (chincalhão de 4), de 3 (chincalhão de 6) ou 4 (chincalhão de 8) elementos. Este jogo deve-se jogar de preferência com cartas espanholas.
Dá-se 3 cartas a cada jogador. O elemento que der as cartas pode dar por cima 3 cartas a cada jogador, ou por baixo uma a uma, ou duas a duas e depois uma a cada jogar até fazer 3.
O jogo está para 3 pontos. Dependendo das cartas pode-se “cantar” 6, e a outra equipa decide se vai a jogo, podendo “cantar” 9 até alguém parar. Tem de ser sempre múltiplos de 3. Existem 3 jogadas possíveis numa partida. Ganha a equipa que ganhar 2 jogadas. Se uma equipa ganhar a primeira jogada e na segunda houver um empate, ganha a partida a equipa que ganhou a primeira jogada. Se a equipa desistir quando se está a “cantar” aponta-se o valor que estava aceite anteriormente, por exemplo: canto “seis” ao meu adversário este aceita e canta “nove” o meu parceiro vê que não temos jogo para nove desiste, apontamos seis para a equipa adversária. O jogo acaba quando uma equipa atingir os 30 pontos (15 de cima). Se na primeira jogada a equipa que sai a jogar não quiser ir a jogo vão 2 pontos para a equipa adversária. Este jogo pode ser falado e pode-se fazer sinais entre os elementos de cada equipa, o que torna este jogo mais interessante.
Isto é mais fácil de explicar com uns tintos, umas cervejas e uns petiscos a acompanhar, “punheta” de bacalhau etc., porque há sempre os truques e os sinais que eu depois posso revelar.
Valor das cartas
8 jogadores: Dama de ouros (douradinha)
6 jogadores: Duque de paus (duque); Segue-se o Valete de paus (cavalo) e o 5 de ouros
4 jogadores: 5 de ouros
Depois mantêm-se sempre a ordem seguinte:
5 de paus
Dama de espadas (sota ou lambedeira) 4 de paus
7 de copas (manilhão)
7 de ouros (manilha)
Ás de espadas (mata ternos)
Ternos
Duques
Restantes figuras
Jogar “xincalhão” aumenta inteligência.
Desde que aprendi a fazer a “lambedeira”, o ” 4 de paus” e a “bisca maior e menor” nunca mais tive de falta afecto, amor e carinho.
Será que estou mais inteligente?
Estudo mostra que o jogo do xincalhão favorece desenvolvimento cognitivo e a inteligência das pessoas.
Estudo esse, realizado numa amostra de 6 entendidos.
No entanto, vários estudos estabeleceram já uma relação entre o xincalhão e o desenvolvimento do cérebro.
O estudo conclui que” jogar xincalhão” produz uma subida do quociente intelectual, e uma melhoria do seu rendimento social, laboral e até mesmo afectivo.
Não sou lá muito esperto… mas muito inteligente, lá isso sou !
Jogo xincalhão como ninguém!
Despeço-me com a “dourada”.
Percebes-te, ou não sabes jogar xincalhão, ó espertinho.
vilarinhodosgalegos@gmail.com
Ora ponham lá os olhos neste exemplo de democracia
O presidente da câmara de Aguiar da Beira vai homenagear sua exª o senhor ex concelheiro de estado Dias Loureiro.
Diz o autarca a certa altura na justificação que deu para esta homenagem:
---"Tem uma vida muito ocupada mas nunca esqueceu a sua terra e as suas gentes. Procura vir com assiduidade e conviver com as pessoas daqui", afirmou à Agência Lusa, contando que esse convívio muitas vezes se estende durante a noite, "para jogar às cartas e ao xincalhão" com os amigos.
Na sua opinião, pode "aprender-se muita coisa" com Dias Loureiro, "um homem muito humano, muito sensível aos problemas sociais", dedicando-se, por exemplo, a apoiar crianças abandonadas" ---- e a jogar ao xincalhão e a mandar uns trocados para as ilhas Caimão, rima e é verdade digo eu que não entendo nada disto.
Mas quem tem um Valentim, um Isaltino uma Fatinha e muitos outros porque não há-de ter também um benemérito jogador de xincalhão?
Loureiros há muitos ora essa!
Viva a liberdade do capital Junho 2009-07-09

Sem comentários: